O VO2máx é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue “captar” do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo. Este valor pode ser obtido através de diferentes testes, cada qual com seu protocolo e suas fórmulas (normalmente pelo teste ergoespirométrico-aquele teste que o indivíduo faz na esteira com uma máscara no rosto e um monte de eletrodos no corpo).
Com os dados obtidos no teste, seu personal/treinador conseguirá periodizar melhor seu treino de acordo com seus objetivos pessoais. Ele costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas.
Vale a pena ressaltar que se o indivíduo for sedentário, provavelmente, com o treinamento, poderá ter seu VO2máx melhorado em até 30%. Já um atleta muito bem treinado, mesmo dando continuidade ao seu treinamento, dificilmente conseguirá melhorar seu VO2máx.
Há fatores que determinam o VO2máx. :
-Genética- peso corporal, dobras cutâneas, taxa de gordura (quanto maior a taxa de gordura do indivíduo, menor seu VO2máx);
- Idade e Sexo- quanto maior a idade, menor o VO2máx;
- Idade e Sexo- quanto maior a idade, menor o VO2máx;
Nos homens o VO2máx costuma ser maior pelo nível de atividade física habitual, pelo hormônio testosterona e por apresentarem acúmulo de gordura bem menor do que as mulheres.
- Treinamento- quanto maior a musculatura, maior o VO2máx.
- Treinamento- quanto maior a musculatura, maior o VO2máx.
Patrícia Martins-Personal Trainer
Cref: 9986
Nenhum comentário:
Postar um comentário