Hoje um pouco sobre o tão discutido carboidrato (CHO).
Primeiro, que a principal função dele é energética, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia vem dos carboidratos, porém num exercício físico de longa duração, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura. Essa gordura se deposita sob a pele, nos órgãos e vasos sangüíneos.
O grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, pão etc. É formado também pelos cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc) e pelos tubérculos (batatas, mandioca...)
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras e amido (farinhas de trigo, polvilho).
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras e amido (farinhas de trigo, polvilho).
O corpo armazena carboidratos em três lugares: no fígado, no músculo (glicogênio) e no sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, preservando também as proteínas. São " ativadores" do metabolismo das gorduras.
Com o treinamento os músculos conseguem mobilizarem, transportarem e oxidarem a gordura, aumentando o fluxo sanguíneo e maiores quantidades de enzimas para mobilizarem e metabolizarem as gorduras
Carboidrato, e não gordura, é o combustível principal para atividades físicas acima de 70% da capacidade aeróbia, a intensidade na qual a maioria das pessoas treina e compete. Gordura só passa a ficar disponível como combustível depois de em torno de 20 minutos de exercício, e a maioria das pessoas não se exercita por tempo suficiente para queimar quantidades significativas de gordura durante a atividade física.
Dietas pobres em carboidratos, treinos intensos diários e/ou com curtos intervalos de tempo podem diminuir a resistência muscular.
O carboidrato não é um vilão, não deixe de utilizá-lo em suas refeições.
Tudo que é consumido em excesso faz mal, lembre-se disso!
Patrícia Martins- Personal Trainer
Cref: 9986
Nenhum comentário:
Postar um comentário