Hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta é chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, no cérebro ou rins.
Pressão arterial(PA) é a força do sangue contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue pelas artérias. Sua pressão arterial é mais elevada quando o coração bate bombeando o sangue. Isso é chamado pressão sistólica. Quando o coração está descansando entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Essa é a pressão diastólica.
Pressão arterial é sempre dada por esses dois nomes: pressão sistólica e diastólica. O primeiro número é a pressão sistólica e o último a diastólica.
Pressão arterial é sempre dada por esses dois nomes: pressão sistólica e diastólica. O primeiro número é a pressão sistólica e o último a diastólica.
A pressão considerada normal é o valor 120/80 mmHg ou 12x8, indivíduos considerados hipertensos são aqueles que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, inspirando cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.
Alguns fatores de risco são conhecidos para hipertensão como:
- Idade: aumenta o risco com o aumento da idade;
- Consumo de sal: quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença;
- Obesidade: O excesso de peso faz aumentar o risco de hipertensão;
- Sedentarismo: o baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.
Embora não exista cura para a hipertensão arterial, é possível um controle eficaz, baseado na reformulação de hábitos de vida e através da medicação, permitindo ao indivíduo uma melhor qualidade de vida.
Patrícia Martins-Personal Trainer
Cref: 9986.